terça-feira, 6 de março de 2012

3º Ano: Produzindo Tirinhas

Profa. Rosiclei Viviane Pereira
Turma: 3º ano B

Demais turmas atendidas:
Profa. Katiana S. de Souza de Toledo
Turma: 3º ano B
Profa. Maria Lucimar Borges Guintes
Turma do 3º ano C

Objetivo: 
Compreender a estrutura desse gênero textual e produzir tirinhas

Desenvolvimento:
  • Fazer levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre esse gênero textual.
  • Introduzir o assunto fazendo leitura de várias tirinhas (Mafalda, Calvin, Maurício de Sousa) para ampliar o repertório.
  • Em sala de aula, apresentar sldes no projetor de mídia com vários tipos de balões, os recursos utilizados para representar os sons (onomatopeias) e movimentos, confrontando-os com as citações dos alunos.
  • Nas atividades, os alunos irão escrever em balões para representar o pensamento, a raiva e balões com mais de uma fala (diálogo) de acordo com a imagem, cenário, utilizando onomatopeias (se necessário) para sistematizar esse conhecimento.
  • Em sala de aula irão estruturar textos (piadas) que estão sem parágrafos e  sem pontuação, identificando voz de narrador e personagens e com os textos organizados irão desenvolver tirinhas no programa da Máquina de Quadrinhos, do Maurício de Sousa, inserindo personagens, cenário, balões da falas e pensamento, utilizando onomatopeias e recurso de movimento.
Trabalhando na Sala de Informática Pedagógica

1ª Aula
Leitura:Alunos, quem gosta dos gibis da Turma da Mônica?! E vocês já conhecem o Portal da Turma da Mônica, na internet? Na aula de hoje iremos realizar a leitura de diversas tirinhas. Vamos acessar o portal e seguir a orientação da professora para a aula:
  • Entrar no site da Turma da Mônica e explorar livremente: 


  • Entrar na página dos Quadrinhos e ler as Tirinhas, escolhendo os personagens que mais gostam.
  • Clicar na tirinha que a professora selecionou, pelo número, e seguir a explicação e realizar atividade que a professora irá fazer (interpretação oral)
  • Para finalizar a aula, entrar na página Diversão, entrar em Jogos e brincar com os jogos que a professora selecionou para a aula de hoje.


2ª e 3ª Aula:
Criação de Quadrinhos: Agora que já aprendemos como se escreve uma história em quadrinhos (a professora já explicou tudo na sala de aula e já fizemos várias atividades no caderno), vamos transformar um texto narrativo em tirinha. Antes, fiquem bem atendo na explicação da professora, de como fazer a usar a ferramenta. As tirinhas serão criadas na Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica: 
 Máquina de Quadrinhos


2ª e 3ª Aula:
Apresentação das Tirinhas: Todos os alunos conseguiram deixar suas tirinhas prontas? Já realizaram a revisão? Então vamos ler todas as tirinhas produzidas pela turma e contar o que mais gostamos em cada uma das histórias montadas. 
No final, cada aluno deve deixar um recadinho para os amigos que criaram a tirinha que mais gostou, elogiando o trabalho e contando porque gostou daquela tirinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário