Turma: 3º ano B
Demais turmas atendidas:
Profa. Katiana S. de Souza de Toledo
Turma: 3º ano B
Profa. Maria Lucimar Borges Guintes
Turma do 3º ano C
Objetivo:
Compreender a estrutura desse gênero textual e produzir tirinhas
Desenvolvimento:
- Fazer levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre esse gênero textual.
- Introduzir o assunto fazendo leitura de várias tirinhas (Mafalda, Calvin, Maurício de Sousa) para ampliar o repertório.
- Em sala de aula, apresentar sldes no projetor de mídia com vários tipos de balões, os recursos utilizados para representar os sons (onomatopeias) e movimentos, confrontando-os com as citações dos alunos.
- Nas atividades, os alunos irão escrever em balões para representar o pensamento, a raiva e balões com mais de uma fala (diálogo) de acordo com a imagem, cenário, utilizando onomatopeias (se necessário) para sistematizar esse conhecimento.
- Em sala de aula irão estruturar textos (piadas) que estão sem parágrafos e sem pontuação, identificando voz de narrador e personagens e com os textos organizados irão desenvolver tirinhas no programa da Máquina de Quadrinhos, do Maurício de Sousa, inserindo personagens, cenário, balões da falas e pensamento, utilizando onomatopeias e recurso de movimento.
Trabalhando na Sala de Informática Pedagógica
1ª Aula
Leitura:Alunos, quem gosta dos gibis da Turma da Mônica?! E vocês já conhecem o Portal da Turma da Mônica, na internet? Na aula de hoje iremos realizar a leitura de diversas tirinhas. Vamos acessar o portal e seguir a orientação da professora para a aula:
- Entrar no site da Turma da Mônica e explorar livremente:
- Entrar na página dos Quadrinhos e ler as Tirinhas, escolhendo os personagens que mais gostam.
- Clicar na tirinha que a professora selecionou, pelo número, e seguir a explicação e realizar atividade que a professora irá fazer (interpretação oral)
- Para finalizar a aula, entrar na página Diversão, entrar em Jogos e brincar com os jogos que a professora selecionou para a aula de hoje.
2ª e 3ª Aula:
Criação de Quadrinhos: Agora que já aprendemos como se escreve uma história em quadrinhos (a professora já explicou tudo na sala de aula e já fizemos várias atividades no caderno), vamos transformar um texto narrativo em tirinha. Antes, fiquem bem atendo na explicação da professora, de como fazer a usar a ferramenta. As tirinhas serão criadas na Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica:
Máquina de Quadrinhos
2ª e 3ª Aula:
Apresentação das Tirinhas: Todos os alunos conseguiram deixar suas tirinhas prontas? Já realizaram a revisão? Então vamos ler todas as tirinhas produzidas pela turma e contar o que mais gostamos em cada uma das histórias montadas.
No final, cada aluno deve deixar um recadinho para os amigos que criaram a tirinha que mais gostou, elogiando o trabalho e contando porque gostou daquela tirinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário