terça-feira, 6 de março de 2012

2º Ano: Geografia: Localização

Profª.: Milena Lomba da Graça
  2º  Ano B  

Demais turmas atendidas:
Profa. Francine Nass Oppa
2º Ano A
Profª Jeniffer Russi Mattar
2º Ano C
Profª Joana Girardi Zermiani
2º Ano D

Onde está localizada a minha escola?
Objetivos:  
  • Descrever, interpretar e analisar a localização de pessoas e objetos numa planta da sala de aula e em um mapa do bairro. 
  • Identificar elementos no espaço utilizando pontos de referência para escolher o melhor caminho.

 Conteúdos específicos:

  • Reconhecer os principais elementos do espaço.
  • Utilizar noções topológicas.
  • Explorar itinerário. 

Tempo estimado: 6 aulas 

Material: mapa do bairro, planta da sala e internet para pesquisa.

Desenvolvimento:


1ª aula: Passeio pela escola levando os alunos a observarem  e descrevererem  o melhor caminho de um espaço para outro.
Na sala apresentar aos alunos o globo terrestre, mapa do Brasil, do estado de Santa Catarina, Joinville e do Bairro, fazer uma associação bem simples para se localizarem no espaço. Entregar uma planta da sala para explorarem a posição de cada um dos objetos usando a lateralidade (a direita de, a esquerda de, a frente de, atrás de).

2ª aula: Passeio pelo quarteirão da escola para observarem o que há ao  redor: quadra, terreno baldio, mercado, ponto de ônibus e casas. Na sala de aula será feito o registro no caderno.

3ª aula: Na sala de informática pedagógica  com com o recurso do google mapas, observar o mapa do bairro e a localização da escola. Enfatizar que nos mapas observa-ses tudo de cima.

4ª aula: Na sala de informática pedagógica localizar a rua de casa de cada aluno no google mapas e assim também o trajeto de casa até a escola. 

5ª aula: Na sala de informática pedagógica , com o auxílio do google mapas,  fazer um desenho da escola e o traçar o itinerário da escola até a rua de casa.

6ª aula (Avaliação): Imprimir um mapa do bairro, em tamanho de poster e montar uma maquete: localizar o bairro, a rua de cada aluno e, com um sólidos geométricos, marcar a localização da casa de cada aluno e os principais pontos de referencia: mercado, igreja, campo de futebol e ruas principais do bairro.



Atividades Complementares para a sala de informática pedagógica:
  • Identificar personagens vistos de cima: Completar a cruzadinha com o nome dos personagens da Turma da Mônica vistos de cima (cruzadinha nº3): 


  • Memorizar onde está o objeto: memorizar onde está a bomba, para abrir as cartas sem clicar nela:


  • Lembrar da sequência das casas: Reconstruir o caminho das casas seguindo a sequência do caminho mostrado:


  • Escolher o Caminho: Ajudar o personagem Bolinha a fugir da Luluzinha e assim conseguir comer mais bolos pelo caminho: 






Nenhum comentário:

Postar um comentário