Profª.: Milena Lomba da Graça
2º Ano B
Demais turmas atendidas:
Profa. Francine Nass Oppa
2º Ano A
Profª Jeniffer Russi Mattar
2º Ano C
Profª Joana Girardi Zermiani
2º Ano D
Onde está localizada a minha escola? |
- Descrever, interpretar e analisar a localização de pessoas e objetos numa planta da sala de aula e em um mapa do bairro.
- Identificar elementos no espaço utilizando pontos de referência para escolher o melhor caminho.
Conteúdos específicos:
- Reconhecer os principais elementos do espaço.
- Utilizar noções topológicas.
- Explorar itinerário.
Tempo estimado: 6 aulas
Material: mapa do bairro, planta da sala e internet para pesquisa.
Desenvolvimento:
1ª aula: Passeio pela escola levando os alunos a observarem e descrevererem o melhor caminho de um espaço para outro.
Na sala apresentar aos alunos o globo terrestre, mapa do Brasil, do estado de Santa Catarina, Joinville e do Bairro, fazer uma associação bem simples para se localizarem no espaço. Entregar uma planta da sala para explorarem a posição de cada um dos objetos usando a lateralidade (a direita de, a esquerda de, a frente de, atrás de).
2ª aula: Passeio pelo quarteirão da escola para observarem o que há ao redor: quadra, terreno baldio, mercado, ponto de ônibus e casas. Na sala de aula será feito o registro no caderno.
3ª aula: Na sala de informática pedagógica com com o recurso do google mapas, observar o mapa do bairro e a localização da escola. Enfatizar que nos mapas observa-ses tudo de cima.
4ª aula: Na sala de informática pedagógica localizar a rua de casa de cada aluno no google mapas e assim também o trajeto de casa até a escola.
5ª aula: Na sala de informática pedagógica , com o auxílio do google mapas, fazer um desenho da escola e o traçar o itinerário da escola até a rua de casa.
6ª aula (Avaliação): Imprimir um mapa do bairro, em tamanho de poster e montar uma maquete: localizar o bairro, a rua de cada aluno e, com um sólidos geométricos, marcar a localização da casa de cada aluno e os principais pontos de referencia: mercado, igreja, campo de futebol e ruas principais do bairro.
Atividades Complementares para a sala de informática pedagógica:
- Identificar personagens vistos de cima: Completar a cruzadinha com o nome dos personagens da Turma da Mônica vistos de cima (cruzadinha nº3):
- Memorizar onde está o objeto: memorizar onde está a bomba, para abrir as cartas sem clicar nela:
- Lembrar da sequência das casas: Reconstruir o caminho das casas seguindo a sequência do caminho mostrado:
- Escolher o Caminho: Ajudar o personagem Bolinha a fugir da Luluzinha e assim conseguir comer mais bolos pelo caminho:
Referência para o professor:
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/trajetos-bairro-500583.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/trajetos-bairro-500583.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário