Objetivos: Resgatar a memória das brincadeiras e jogos da infância dos familiares dos alunos do 3º ano A para comparar e discutir sobre as mudanças ocorridas ao longo dos anos e confrontar as duas gerações de maneira a compreender o significado de uma infância saudável.
Professores responsáveis: Elisangela P. Costa (Regente do 3º ano A) e Paola Hoffmann Schuetzler Gomes ( Professora de Informática Pedagógica)
1ª Etapa: Conversa com os alunos sobre o objetivo do projeto.
2ª Etapa: Entrevista com os pais ou responsáveis pelos alunos.
Questionário enviado aos pais...
Converse com seu filho sobre a sua infância e responda...
- Que cantores você costumava ouvir na sua infância?
- Quais os programas que passavam na TV?
- Quais eram as brincadeiras?
3ª Etapa: Levantamento de dados...
No quadro negro vamos fazer um levantamento das respostas dos pais e familiares juntamente com a professora...
- Que cantores faziam sucesso naquela época e fazem até hoje?
- Quais dos programas e brincadeiras citados ainda existem?
4ª Etapa: Resultado da pesquisa:
Escrever no quadro negro uma lista com todas as informações registradas pelos alunos nas entrevistas.
Cantores que faziam sucesso...Programas de TV...Brincadeiras...
Cantores que faziam sucesso...Programas de TV...Brincadeiras...
5ª Etapa: Vamos conhecer os cantores, programas de TV e brincadeiras dos nossos pais?
No laboratório de informática apresentar slides e vídeos com o resultado da pesquisa...
6ª Etapa: Pesquisa - Agora é a sua vez...
- Qual é o seu cantor ou cantora favorito ?
- Quais programas de Tv você mais gosta?
- Quais as brincadeiras de hoje?
7ª Etapa: Trazer um brinquedo antigo para brincar com os colegas...
8º Etapa: Levantamento de dados...
8º Etapa: Levantamento de dados...
- Qual foi o resultado da pesquisa?
- Você acha que os programas antigos eram melhores do que os atuais? Por quê?
- Observe as brincadeiras citadas e responda: O que mudou? Como são as brincadeiras hoje em dia?
9ª Etapa: No laboratório de informática Pedagógica ...
No laboratório de informática os alunos montam uma apresentação de slides e vídeos com o resultado da pesquisa...
10ª Etapa: Apresentação dos slides para os colegas da turma e escolha dos melhores trabalhos... Avaliação...
11ª Etapa: No auditório...
- Montagem de exposição com brinquedos antigos e novos, fotografias, músicas e o resultado do trabalho.
- Apresentação dos slides desenvolvidos pelos alunos com o resultado da pesquisa.
- Oficina de fabricação de brinquedos com os pais ou responsáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário