sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Projeto Resgatando a Memória

Objetivos: Resgatar a memória das brincadeiras e jogos da infância dos familiares dos alunos do 3º ano A para comparar e discutir sobre as mudanças ocorridas ao longo dos anos e confrontar as duas gerações de maneira a compreender o significado de uma infância saudável.

Professores responsáveis: Elisangela P. Costa (Regente do 3º ano A) e Paola Hoffmann Schuetzler Gomes ( Professora de Informática Pedagógica)

1ª Etapa: Conversa com os alunos sobre o objetivo do projeto.

2ª Etapa: Entrevista com os pais ou responsáveis pelos alunos.

Questionário enviado aos pais...
Converse com seu filho sobre a sua infância e responda...

  • Que cantores você costumava ouvir na sua infância?
  • Quais os programas que passavam na TV?
  • Quais eram as brincadeiras?

3ª Etapa: Levantamento de dados...

No quadro negro vamos fazer um levantamento das respostas dos pais e familiares juntamente com a professora...
  • Que cantores faziam sucesso naquela época e fazem até hoje?
  • Quais dos programas e brincadeiras citados ainda existem?
4ª Etapa: Resultado da pesquisa:

Escrever no quadro negro uma lista com todas as informações registradas pelos alunos nas entrevistas.

Cantores que faziam sucesso...Programas de TV...Brincadeiras...
5ª Etapa: Vamos conhecer os cantores, programas de TV e brincadeiras dos nossos pais?

No laboratório de informática apresentar slides e vídeos com o resultado da pesquisa...
6ª Etapa: Pesquisa - Agora é a sua vez...
  • Qual é o seu cantor ou cantora favorito ?
  • Quais programas de Tv você mais gosta?
  • Quais as brincadeiras de hoje?
7ª Etapa: Trazer um brinquedo antigo para brincar com os colegas...

8º Etapa: Levantamento de dados...
  • Qual foi o resultado da pesquisa?
  • Você acha que os programas antigos eram melhores do que os atuais? Por quê?
  • Observe as brincadeiras citadas e responda: O que mudou? Como são as brincadeiras hoje em dia?
9ª Etapa: No laboratório de informática  Pedagógica ...

 No laboratório de informática os alunos montam uma apresentação de slides e vídeos com o resultado da pesquisa...

 10ª Etapa: Apresentação dos slides para os colegas da turma e escolha dos melhores trabalhos... Avaliação...

11ª Etapa: No auditório...
  • Montagem de exposição com brinquedos antigos e novos, fotografias, músicas e o resultado do trabalho.

  • Apresentação dos slides desenvolvidos pelos alunos com o resultado da pesquisa.
  • Oficina de fabricação de brinquedos com os pais ou responsáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário