segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Plano de Aula: Reportagem

Professoras das turmas: Elair Cristofolini Milchert e Ana Maria do Nascimento
Professora de Informática Pedagógica: Aurea Vieira
Turmas: 7º Ano A/B/C

Com o tema reportagem, gênero jornalístico que trata de um assunto ou fato de modo mais amplo que a notícia, estamos estudando as suas principais características e seu contexto de produção. Para continuarmos o estudo que da sala de aula com o livro de português, teremos duas etapas na sala de informática pedagógica para realizarmos duas pesquisas e produzirmos nossos textos.

1ª Etapa: Escrever um boxe, que irá ser acrescentado à reportagem que a professora apresentou. O boxe terá que possuir informações detalhadas sobre os dois temas que aparecem no texto:
  • O que é terceira idade.
  • Quando surgiu a internet.
O texto que a professora apresentou ao qual você terá que acrescentar o boxe informativo é esse aqui: Navegar é preciso 


Sugestões de fontes de pesquisa:


O que é terceira idade:
http://www.vivatranquilo.com.br/terceira_idade/colaboradores/ficar_jovem/avulsas/perguntas_comuns.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Terceira_idade
http://www.loussa.prosaeverso.net/visualizar.php?idt=63789


Quando surgiu a internet:
http://www.suapesquisa.com/internet/
http://informatica.hsw.uol.com.br/inicio-da-internet.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Internet


Como realizar a atividade: buscar as informações dos tema nos links selecionados, abrir o editor de texto e produzir o seu texto. Importante, o seu texto terá que ter no mínimo 700 e no máximo 900 caracteres. Lembre-se, se você usar outras fontes de pesquisa anotar no final da página do seu trabalho. As fontes não aparecerão no trabalho, mas é preciso fazer o registro para a professora conferir o trabalho.
Para entender: caracteres são letras, pontos, números e símbolos do teclado que usamos para escrever nossos textos. Para saber quantos caracteres você escreveu, selecione o teu texto e na aba ferramentas, clique em contagem de palavras.

https://www.evernote.com/Login.action?targetUrl=%2FHome.action




2ª Etapa: Pesquisar o assunto de uma uma reportagem que será publicada no blog da sala de informática pedagógica e no mural da escola.
Tema: o uso da internet pelos adolescentes
Como modelo para a atividade, leia o texto a seguir que fala sobre como as crianças chinesas utilizam o seu tempo no computador.
Maioria das crianças chinesas passa férias online, diz pesquisa
Roteiro de todo o trabalho:
  1. Escolha o assunto da reportagem entre as opções:
    - A internet na vida do adolescente brasileiro
    - A tecnologia ajuda a fazer amigos?
    - Os celulares e o consumismo
    - Ações do governo e de ONGs para acabar com a exclusão digital no Brasil
    - Videogame vicia?
  2. Realize uma entrevista: 
    - Pense em uma pessoa que teria informações interessantes sobre o tema e peça para ela lhe conceder uma entrevista. Importante, prepare as perguntas com antecedência e anote as respostas.
  3. Pesquise o assunto na internet: 
    - A pesquisa será realizada no laboratório de informática pedagógica seguindo as orientações:
    - Selecione três sites como fonte de pesquisa e anote-os no seu caderno.
    - Leia com atenção os textos e anote as informações que você irá precisar em forma de tópico no seu caderno
  4. Busque mais informações em revistas ou jornais e acrescente ao seu material de consulta.
  5. Organise o seu material de pesquisa. Selecione o que fará parte da sua reportagem e o que você irá incluir nos boxes da reportagem.
  6. Escreva o seu texto, seguindo o roteiro:
    - Título, que seja atrativo ao leitor e que explique o tema da reportagem.
    - Texto principail com informações sobre o uso das tecnologias pelos jovens.
    - Primeiro parágrafo com a apresentação do assunto.
    - Escreva o texto todo seguindo as informações da sua pesquisa.
    - Último parágrafo com conclusão da reportagem.
    - Boxes, um ou dois, com informações complementares.
    - Lembre-se de usar linguagem e ilustrações adequadas ao público leitor.
  7. Revise e faça as alterações necessárias. Avalie:
    - O texto principal responde a pergunta elaborada?
    - Os boxes são importantes e apresentam as informações necessárias?
    - A linguagem está clara, compreensível ao leitor?
    - Possue erros ortográficos? Ou de concordância?
    - Está faltando informações ou há informações incompletas?
    - O texto mostra a opinião do autor sobre o tema?
  8. Reescreva o texto e entregue ao professor.


Atividade complementar: Jogo das Palavras

Fonte: Para viver junto: Português, 7º ano: ensino fundamental. Cibele Lopresti Costa. 1ª ed. rev. São Paulo, 2009. Páginas 142 e 143.

Nenhum comentário:

Postar um comentário