Professoras das turmas: Elair Cristofolini Milchert e Ana Maria do Nascimento
Professora de Informática Pedagógica: Aurea Vieira
Professora de Informática Pedagógica: Aurea Vieira
Turmas: 7º Ano A/B/C
Com o tema reportagem, gênero jornalístico que trata de um assunto ou fato de modo mais amplo que a notícia, estamos estudando as suas principais características e seu contexto de produção. Para continuarmos o estudo que da sala de aula com o livro de português, teremos duas etapas na sala de informática pedagógica para realizarmos duas pesquisas e produzirmos nossos textos.
1ª Etapa: Escrever um boxe, que irá ser acrescentado à reportagem que a professora apresentou. O boxe terá que possuir informações detalhadas sobre os dois temas que aparecem no texto:
- O que é terceira idade.
- Quando surgiu a internet.
Sugestões de fontes de pesquisa:
O que é terceira idade:
http://www.vivatranquilo.com.br/terceira_idade/colaboradores/ficar_jovem/avulsas/perguntas_comuns.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Terceira_idade
http://www.loussa.prosaeverso.net/visualizar.php?idt=63789
Quando surgiu a internet:
http://www.suapesquisa.com/internet/
http://informatica.hsw.uol.com.br/inicio-da-internet.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Internet
Como realizar a atividade: buscar as informações dos tema nos links selecionados, abrir o editor de texto e produzir o seu texto. Importante, o seu texto terá que ter no mínimo 700 e no máximo 900 caracteres. Lembre-se, se você usar outras fontes de pesquisa anotar no final da página do seu trabalho. As fontes não aparecerão no trabalho, mas é preciso fazer o registro para a professora conferir o trabalho.
Para entender: caracteres são letras, pontos, números e símbolos do teclado que usamos para escrever nossos textos. Para saber quantos caracteres você escreveu, selecione o teu texto e na aba ferramentas, clique em contagem de palavras.
https://www.evernote.com/Login.action?targetUrl=%2FHome.action
2ª Etapa: Pesquisar o assunto de uma uma reportagem que será publicada no blog da sala de informática pedagógica e no mural da escola.
Tema: o uso da internet pelos adolescentes
Como modelo para a atividade, leia o texto a seguir que fala sobre como as crianças chinesas utilizam o seu tempo no computador.
Maioria das crianças chinesas passa férias online, diz pesquisa
Roteiro de todo o trabalho:
- Escolha o assunto da reportagem entre as opções:- A internet na vida do adolescente brasileiro- A tecnologia ajuda a fazer amigos?- Os celulares e o consumismo- Ações do governo e de ONGs para acabar com a exclusão digital no Brasil- Videogame vicia?
- Realize uma entrevista:- Pense em uma pessoa que teria informações interessantes sobre o tema e peça para ela lhe conceder uma entrevista. Importante, prepare as perguntas com antecedência e anote as respostas.
- Pesquise o assunto na internet:- A pesquisa será realizada no laboratório de informática pedagógica seguindo as orientações:- Selecione três sites como fonte de pesquisa e anote-os no seu caderno.- Leia com atenção os textos e anote as informações que você irá precisar em forma de tópico no seu caderno
- Busque mais informações em revistas ou jornais e acrescente ao seu material de consulta.
- Organise o seu material de pesquisa. Selecione o que fará parte da sua reportagem e o que você irá incluir nos boxes da reportagem.
- Escreva o seu texto, seguindo o roteiro:- Título, que seja atrativo ao leitor e que explique o tema da reportagem.- Texto principail com informações sobre o uso das tecnologias pelos jovens.- Primeiro parágrafo com a apresentação do assunto.- Escreva o texto todo seguindo as informações da sua pesquisa.- Último parágrafo com conclusão da reportagem.- Boxes, um ou dois, com informações complementares.- Lembre-se de usar linguagem e ilustrações adequadas ao público leitor.
- Revise e faça as alterações necessárias. Avalie:- O texto principal responde a pergunta elaborada?- Os boxes são importantes e apresentam as informações necessárias?- A linguagem está clara, compreensível ao leitor?- Possue erros ortográficos? Ou de concordância?- Está faltando informações ou há informações incompletas?- O texto mostra a opinião do autor sobre o tema?
- Reescreva o texto e entregue ao professor.
Atividade complementar: Jogo das Palavras
Fonte: Para viver junto: Português, 7º ano: ensino fundamental. Cibele Lopresti Costa. 1ª ed. rev. São Paulo, 2009. Páginas 142 e 143.
Nenhum comentário:
Postar um comentário