sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Plano de Aula - Reciclando a Matemática

Reciclando a matemática
(Adapatação Revista Nova Escola)


Planejamento da professora Mariane Murara (Disciplina de Matemática)

Objetivo:
Analisar, por meio de ferramentas matemáticas, a reciclagem de lixo.

Conteúdos:
Operações básicas;Proporção; Regra de três; Porcentagem; Equações; Construção de gráficos e tabelas.

Turma: 7º ano
Tempo estimado: Entre um a dois meses
Materiais necessários: Jornais e revistas

Desenvolvimento:

Na sala informatizada explorar o site

a) http://www.smartkids.com.br/especiais/reciclagem.html

b) Comentar  sobre o tema debatendo   a importância da reciclagem. Por que é necessária? Quem a pratica de fato? 
Logo após, propor os seguintes jogos on line:

http://atividadeseducativas.com.br/index.php?id=5714%20
http://atividadeseducativas.com.br/index.php?id=5289%20
http://atividadeseducativas.com.br/index.php?id=3077%20

c) Apresentar o problema a ser estudado, com seis vídeos sobre reciclagem no auditório:

Especial reciclagem papel
   http://www.youtube.com/watchv=Eeohb1mGbxE&feature=player_embedded%20

Especial reciclagem plástico
http://www.youtube.com/watch?v=G2vIOeXPqic&feature=player_embedded#at=43http://www.youtube.com/watch?v=G2vIOeXPqic&feature=player_embedded#at=43

Especial reciclagem metal
http://www.youtube.com/watch?v=fKBv_s76cWE&feature=player_embedded#at=40

Especial reciclagem vidro

http://www.youtube.com/watch?v=BpV2spj7fMo&feature=player_embedded%20

Especial reciclagem lixo eletrônico
http://www.blogger.com/goog_1754690997

Especial reciclagem óleo de cozinha
http://www.youtube.com/watch?v=6Z9oEpXSgq4&feature=player_embedded%20

d) Dividir a classe em grupos, cada um responsável pela pesquisa de um insumo reciclável: papel, vidro ou alumínio, plástico por exemplo.

e) Para incentivar a turma, organizar um plano de coleta de latas de alumínio a fim de arrecadar fundos para a compra de algum bem para a escola, poderia ser as lixeiras seletivas.

Decidido o tema que cada grupo vai pesquisar na sala informatizada, formular perguntas sobre ele que possam ser respondidas com grandezas matemáticas.

f) Exemplos:
Quanto lixo é produzido por dia em grandes cidades brasileiras?

Quanto desse material é reciclado?

Quantas latas de alumínio são produzidas no Brasil? E recicladas?

Um quilo de alumínio corresponde a quantas latas de refrigerante?

Quantos litros de água polui 1litro de óleo de cozinha?

Alunos pesquisando nos sites selecionados.


Após a pesquisa, na sala de aula os alunos deverão responder questões problemas.

Incentivar a turma a pesquisar diversos tipos de gráficos e tabelas: em barras, setores etc.  Elaborar gráficos no computador.
h) Produto final
Em um mural apresentar o gráficos construídos na sala informatizada.

i) Referência

Revista Nova Escola.Disponível em : <http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/matematica-reciclagem-428271.shtml> . Acesso em ago. 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário