(Adapatação Revista Nova Escola)
Planejamento da professora Mariane Murara (Disciplina de Matemática)
Objetivo:
Analisar, por meio de ferramentas matemáticas, a reciclagem de lixo.
Conteúdos:
Operações básicas;Proporção; Regra de três; Porcentagem; Equações; Construção de gráficos e tabelas.
Turma: 7º ano
Tempo estimado: Entre um a dois meses
Materiais necessários: Jornais e revistas
Desenvolvimento:
1º Na sala informatizada explorar o site
a) http://www.smartkids.com.br/especiais/reciclagem.html
b) Comentar sobre o tema debatendo a importância da reciclagem. Por que é necessária? Quem a pratica de fato?
Logo após, propor os seguintes jogos on line:
http://atividadeseducativas.com.br/index.php?id=5714%20
http://atividadeseducativas.com.br/index.php?id=5289%20
http://atividadeseducativas.com.br/index.php?id=3077%20
c) Apresentar o problema a ser estudado, com seis vídeos sobre reciclagem no auditório:
Especial reciclagem papel
http://www.youtube.com/watchv=Eeohb1mGbxE&feature=player_embedded%20
Especial reciclagem plástico
http://www.youtube.com/watch?v=G2vIOeXPqic&feature=player_embedded#at=43http://www.youtube.com/watch?v=G2vIOeXPqic&feature=player_embedded#at=43
Especial reciclagem metal
http://www.youtube.com/watch?v=fKBv_s76cWE&feature=player_embedded#at=40
Especial reciclagem vidro
http://www.youtube.com/watch?v=BpV2spj7fMo&feature=player_embedded%20
Especial reciclagem lixo eletrônico
http://www.blogger.com/goog_1754690997
Especial reciclagem óleo de cozinha
http://www.youtube.com/watch?v=6Z9oEpXSgq4&feature=player_embedded%20
d) Dividir a classe em grupos, cada um responsável pela pesquisa de um insumo reciclável: papel, vidro ou alumínio, plástico por exemplo.
e) Para incentivar a turma, organizar um plano de coleta de latas de alumínio a fim de arrecadar fundos para a compra de algum bem para a escola, poderia ser as lixeiras seletivas.
2º Decidido o tema que cada grupo vai pesquisar na sala informatizada, formular perguntas sobre ele que possam ser respondidas com grandezas matemáticas.
f) Exemplos:
Quanto lixo é produzido por dia em grandes cidades brasileiras?
Quanto desse material é reciclado?
Quantas latas de alumínio são produzidas no Brasil? E recicladas?
Um quilo de alumínio corresponde a quantas latas de refrigerante?
Quantos litros de água polui 1litro de óleo de cozinha?
Especial reciclagem lixo eletrônico
http://www.blogger.com/goog_1754690997
Especial reciclagem óleo de cozinha
http://www.youtube.com/watch?v=6Z9oEpXSgq4&feature=player_embedded%20
d) Dividir a classe em grupos, cada um responsável pela pesquisa de um insumo reciclável: papel, vidro ou alumínio, plástico por exemplo.
e) Para incentivar a turma, organizar um plano de coleta de latas de alumínio a fim de arrecadar fundos para a compra de algum bem para a escola, poderia ser as lixeiras seletivas.
2º Decidido o tema que cada grupo vai pesquisar na sala informatizada, formular perguntas sobre ele que possam ser respondidas com grandezas matemáticas.
f) Exemplos:
Quanto lixo é produzido por dia em grandes cidades brasileiras?
Quanto desse material é reciclado?
Quantas latas de alumínio são produzidas no Brasil? E recicladas?
Um quilo de alumínio corresponde a quantas latas de refrigerante?
Quantos litros de água polui 1litro de óleo de cozinha?
Alunos pesquisando nos sites selecionados. |
g) Sites de pesquisa:
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/conteudo_250715.shtml
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/reciclagem/reciclagem.html
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/estatisticas_de_reciclagem/estatisticas_de_reciclagem_-_lixo.html?query=estat%C3%ADsticas+reciclagem
http://www.abrelpe.org.br/pdf/7_Reciclagem.pdf
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/conteudo_250715.shtml
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/reciclagem/reciclagem.html
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/estatisticas_de_reciclagem/estatisticas_de_reciclagem_-_lixo.html?query=estat%C3%ADsticas+reciclagem
http://www.abrelpe.org.br/pdf/7_Reciclagem.pdf
3º Após a pesquisa, na sala de aula os alunos deverão responder questões problemas.
4º Incentivar a turma a pesquisar diversos tipos de gráficos e tabelas: em barras, setores etc. Elaborar gráficos no computador.
h) Produto final
Em um mural apresentar o gráficos construídos na sala informatizada.
i) Referência
Revista Nova Escola.Disponível em : <http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/matematica-reciclagem-428271.shtml> . Acesso em ago. 2011.
Em um mural apresentar o gráficos construídos na sala informatizada.
i) Referência
Revista Nova Escola.Disponível em : <http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/matematica-reciclagem-428271.shtml> . Acesso em ago. 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário