Estudo sobre os Jovens de Hoje
O rap de Férréz (estudado na sala de aula) fala que um dos lados bons da periferia é encontrar “meninas com bonecas e não com filhos “, fazendo referência a um problema muito sério e preocupante: a gravidez precoce,que significa, quase sempre, abandono dos estudos e ingresso antecipado na vida adulta.
Para falar um pouco sobre isso, vamos ler a entrevista realizada pelo dr. Drauzio Varella com a Dra. Adrian Lippi Waissman, médica obstetra do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, especializada em gravidez na adolescência.
Para entendermos o assunto, vamos estudar uma entrevista que Drauzio Varella realizou com a médica obstetra, Dra. Adriana Lippi Waissman
Procedimento:
a) Ler a entrevista.
b) Fazer o download do arquivo e salvar o arquivo na pasta de Português identificando pelo nome dos alunos e turma (exemplo: 9A_Maria_Ana_Questionário).
c) Responder ao questionário.
Procedimento:
a) Ler a entrevista.
b) Fazer o download do arquivo e salvar o arquivo na pasta de Português identificando pelo nome dos alunos e turma (exemplo: 9A_Maria_Ana_Questionário).
c) Responder ao questionário.
Sequência das atividades do projeto, realizadas na sala de aula
1. Iniciando:
Selecionar figuras onde apareçam jovens realizando alguma atividade: trabalho, lazer, esportes, família, relacionamentos,cidadania, educação...
Montar um painel para deixar exposto na sala de aula.
2. Escrita de uma reflexão:
a) Ler o resumo das conclusões da pesquisa encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo.
"Eles querem cuidar da vida, encontrar um lugar ao sol, ter um emprego decente e definir sua identidade por meio do trabalho de que gostam.Preocupam-se sobretudo com família, saúde, trabalho e estudo.Em matéria de política, a maioria se posiciona à direita ou ao centro e não tem interesse em participar de movimentos sociais.Eles têm opiniões parecidas com as da média nacional: são contra a legalização do aborto, contra a descriminalização da maconha e a favor da diminuição da maioridade penal.Sobre a pena de morte, estão divididos meio a meio.Não são aventureiros; têm pouca vontade de viajar e estão preocupados com a violência(...)E, em sua maioria, acham que o que aprendem na escola é de grande utilidade para o futuro."
(Resumo das conclusões de pesquisa Datafolha publicada no jornal Folha de S.Paulo -27 de jul.2008 )
b) Escrever uma produção textual, posicionando-se a favor ou contra das idéias apresentadas nesta conclusão.
3. Interpretando oralmente um texto
Texto Ponto de vista sobre o campo de batalha
Cada aluno deverá elaborar duas questões sobre o texto e as propõe a um colega.As respostas devem ser devolvidas a quem formulou as questões para que ele verifique se as considera satisfatórias.Depois, as perguntas mais interessantes devem ser propostas à classe.
4. Construindo e reconstruindo os sentidos do texto
Antes de começar, é preciso entender :
Rap: termo em inglês formado com as iniciais da expressão rgythm and poetry (ritmo e poesia)
a) Leitura da letra do rap : Lado bom
LADO BOM
Periferia tem seu lado bom
Manos, vielas, e futebol no campão.
Meninas com bonecas e não com filhos
Planejando assim um futuro positivo
Sua paz e você que define
Longe do álcool, longe do crime.
A escola é o caminho do sucesso
Pro pobre honrar desde o começo
E dizer bem alto que somos a herança
De um país que não promoveu as mudanças
Sem atrasar ninguém rapaz
Fazendo sua vida se adiantar na paz
Jogando bolinha, jogando peão
Vi nos olhos da criança a revolução
Que solta a pipa pensando em voar
Para não ver o barraco que era o seu lar
Periferia lado bom o que você me diz
Alguns motivos pra te deixar feliz
Longe do álcool, longe do crime.
Sua paz é você que define.
E nessa pipa no céu eu vi planar
A paz necessária para se avançar
Ânimo, positivismo em ação.
Hip-Hop cultura de rua e educação
Foi assim que criaram e assim que tem que ser
O mestre de cerimônia rimando pra você
Enquanto o DJ troca as bases
O grafiteiro pinta todo contraste
Da favela pro mundo
O caminho do rap pelo estudo
Por isso eu não me iludo
Roupa de marca não é meu escudo
Detentos já te disse no começo
E estudar do sucesso é o preço
Porque a fama não cabe num coração pequeno
Então positivismo pra vencer vai vendo
Periferia lado bom o que você me diz
alguns motivos pra te deixar feliz
Longe do álcool, longe do crime.
Sua paz e você que define
(Reginaldo Ferreira da Silva, o Ferréz)
b) Convidar alunos que queiram cantar o rap e apresentar-se para os colegas.
- Por que os autores do texto 1 deram-lhe como título “Ponto de vista sobre o campo de batalha”?
- Como eles descrevem a vida nesse campo de batalha?
- Os autores afirmam que, neste local, os moradores não têm oportunidades para progredir.
- Apesar dessa constatação, eles aceitam passivamente essas circunstâncias? Cite um trecho que deixa clara essa posição.
- O que propõem como alternativa?
- Que atividades citadas no texto exemplificam ações alternativas com esses objetivos?
- A letra do rap composto por Ferréz compartilha ou contraria essa visão?
- Com que objetivo os autores teriam escrito esses textos?
- Em sua opinião , a que público esses textos visam?
Professora da turma: Elair Cristofolini Milchert
Professora de Informática Pedagógica: Aurea Vieira
Professora de Informática Pedagógica: Aurea Vieira
Turmas: 9º Ano A-B-C
Olá, gostaria de receber o gabarito do questionário de 9 perguntas. Obrigada
ResponderExcluir